imagem de organização da sociedade civil |
A ASAS é uma organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, formada por moradores da Floresta Atlântica no sudeste do Brasil.
A região pode ser definida como um HOT SPOT de biodiversidade, formando corredores, nesta região existe ainda uma relativa abundancia de espécies que são reconhecidas como EM PERIGO EXTINÇÃO a nível estadual, nacional e mundial, como é o caso do sagui da serra Callithrix flaviceps (Thomas, 1903).
A ASAS é pioneira neste tipo de iniciativa para a região, que antes era praticamente inexplorada pela comunidade científica nacional, sendo escassos os trabalhos de pesquisadores nativos. Se faz necessária a pesquisa científica voluntaria, aliada ao manejo participativo e comunitário deste banco genético, para redução das emissões de carbono, aquecimento global, etc... a intenção deste projeto de longo prazo é encontrar meios de tirar o sagui da serra da lista das espécies ameaçadas de extinção, melhorar a qualidade de vida das comunidades locais e manter uma pesquisa de longo prazo no Bioma Mata Atlântica...
ASAS (Sociedade Civil)
A Associação Amigos do Sagui da Serra (ASAS) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, idealizada em 2004, que deverá ser inspecionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para realizar atividades de pesquisa na região da Mata Atlântica.
A proteção dos ecossistemas, a conservação e o uso sustentado dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentado das populações tradicionais têm sido a grande meta desta instituição. Tais preocupações convergem, especialmente, para as florestas alagadas (Ramsar) e serranas do Brasil, de enorme relevância ecológica e sob imensa pressão antrópica.